top of page

Projetando seu negócio para 2020

Atualizado: 5 de jan. de 2020

Muitas empresas iniciam o ano planejando suas ações administrativas para serem executadas em curto e longo prazo, ou seja, pontos que serão implementados durante o ano mas poderão fazer parte dos anos seguintes como projetos específicos.


Planejar e projetar as ações na empresa é uma dica de leitura que o WS Centro Empresarial indica para você em um artigo publicado pelo Sebrae.


------------------




Faz parte do mundo dos negócios ter uma visão estratégica sobre o futuro. Claro que não temos certeza absoluta de como será o cenário econômico daqui a três anos, mas você precisa saber como planejar seu negócio para ter chances de sucesso.

Visando ajudar você nessa missão importante, selecionamos três estratégias para que você comece agora mesmo. Não perca tempo!


FIQUE DE OLHO NAS TENDÊNCIAS


Descobrir tendências que afetam seu negócio antes da concorrência pode proporcionar muitas vantagens. As tendências de 2020 já começaram a dar as caras.

Comece escolhendo bem o que ler. Procure livros não só de autores renomados, mas também de quem está escrevendo pela primeira vez. Publicações como Lean Startup, por exemplo, transformaram o empreendedorismo (e foi a primeira de Eric Ries).

Na mesma linha, escolha personalidades do seu setor ou grandes líderes e fique de olho no que estão fazendo. Eles podem oferecer boas ideias sobre tendências e o que vai fazer diferença para o seu negócio até 2020.

Para projetar seu negócio, você precisa diferenciar “novidades” de “tendências”. Conheça algumas dicas:


TENDÊNCIAS TÊM UTILIDADE ÓBVIA

Novidades passam mais rápido porque nem sempre são úteis por muito tempo. Os carros híbridos surgiram em 1997, quando o preço do combustível era baixo. Na época era uma novidade, mas evoluiu para tendência assim que a preocupação com o meio ambiente aumentou, assim como os preços do petróleo, o que contribuiu para reduzir o seu valor de mercado.  


TENDÊNCIAS TÊM APLICAÇÃO AMPLA

Novidades se aplicam a segmentos específicos do público, ao passo que tendências podem alcançar mais consumidores. Além disso, novidades vão perdendo sua aplicação – ficando mais caras e com menos funções. Já as tendências ficam mais acessíveis e úteis. Telefones móveis existem desde os anos 1940, mas eram caros e inacessíveis. Seu uso só aumentou quando as empresas se expandiram, e mais pessoas puderam adquirir os aparelhos.


TENDÊNCIAS SÃO SUSTENTÁVEIS


Muitas novidades poderiam se transformar em tendências, se não houvesse dificuldades em produzi-las em grandes quantidades, por muito tempo. O biocombustível surgiu como a solução para nossos problemas com abastecimento de energia. Até que pesquisadores descobriram que plantar o suficiente para sustentar o mercado ia prejudicar o abastecimento de comida. Era apenas uma novidade, no fim.


TENDÊNCIAS SE MISTURAM A OUTRAS TENDÊNCIAS


Várias tendências podem se transformar em uma só, mais forte. As tecnologias de vídeo 3D ressurgiram no início do século e dominaram os cinemas. A necessidade de inserir o usuário em experiências reais evoluiu e atualmente temos à disposição os óculos de realidade virtual.


TENDÊNCIAS TÊM HISTÓRIA


Assim como na moda, tendências nunca são totalmente novas. De alguma forma, elas já apareceram no passado, mas não no mesmo formato. O que as transforma em tendência é o contexto e as novas aplicabilidades. Tecidos sintéticos, como o poliéster, o acrílico e o nylon existem desde os anos 1920, mas voltaram com tudo nos anos 1990, depois que empresas investiram em novas versões.

Com o intuito de projetar seu negócio para o ano de 2020, fique de olho nas novidades que podem se transformar em tendências. Uma forma inteligente de fazer isso é conversar com a própria equipe e os parceiros.

Busque a opinião de pessoas em quem você confia. Debata sobre os problemas atuais do mundo e suas soluções por meio de tendências. O sucesso do seu negócio depende da capacidade de se preparar para as mudanças que vêm por aí.


SAIBA FAZER NETWORKING


O futuro dos pequenos e dos médios negócios depende da capacidade de firmar parcerias com as pessoas certas – sempre em busca do benefício mútuo.

Isso envolve encontrar um parceiro que o ajude a inovar onde você não consegue – recebendo em troca a mesma ajuda. Juntos, vocês podem experimentar e aprender para escalar o negócio de uma forma que seja rentável em 2020.


Algumas dicas de como buscar as parcerias certas:


Participe de eventos e cursos na sua área. É lá que você encontra as pessoas e as parcerias certas.Comece procurando quem você pode ajudar em vez de procurar quem pode ajudá-lo. O networking verdadeiro ocorre quando todos sabem que possuem o mesmo valor.Nunca julgue a importância de alguém logo de cara. Tenha a missão de encontrar valor em qualquer pessoa que conhecer.Comece a fazer networking antes de precisar, ou seja, agora.Tenha um plano. Se todos têm um valor, você precisa saber qual é o seu. Antes de ir a qualquer evento, tenha em mente seus talentos, forças, habilidades e conexões.

Ecossistemas de empreendedorismo nascem assim – um empreendedor ajuda o outro, e o mercado local só tem a crescer. Projetar o seu negócio é dominar essa arte.


TENHA METAS CLARAS


A fim de projetar seu negócio para 2020, você precisa ter metas claras. Comece escolhendo um ou dois objetivos principais, difíceis de alcançar, mas que você quer conseguir daqui a três anos.

Pode parecer difícil, mas o que ajuda é construir isso junto com a sua equipe e os parceiros. Alguns exemplos de metas principais:


Chegar a dois milhões de reais de faturamento anual até 2020.Ter braços da empresa em três capitais brasileiras até 2020.Dominar um segmento de mercado até 2020.

Agora que você já tem uma meta para cumprir nos próximos três anos, selecione outras que você possa cumprir a cada mês. A ideia é que cada uma das metas mensais o ajude a chegar mais perto do objetivo principal.


Se você não planejar dessa forma, fica difícil visualizar o que é preciso ser feito. Para tornar essa estratégia ainda mais efetiva, divida novamente suas metas por semana.

Além de incluir o que seu negócio precisa realizar para alcançar o objetivo maior, procure adotar estratégias visando resolver problemas do cotidiano.


Exemplos:

1 – Você precisa de mais talentos? Crie metas semanais de entrevista com novos candidatos.

2 – Crie o hábito de ler toda semana sobre as novidades da sua área. Se puder, compartilhe as novidades com sua equipe.

3 – Imponha um limite de reuniões semanais. Sabemos que reuniões longas são improdutivas e podem travar o avanço do seu negócio.


Quando você quebra suas metas em objetivos menores, acaba criando um caminho certo para alcançá-las.


Com essas três estratégias em mente, você tem chances de projetar seu negócio para 2020 e ter sucesso até lá.


Conheça seis ferramentas para desenvolver o planejamento estratégico do seu negócio no site do Sebrae!


bottom of page